Arquivo

Encontro de Mídia LGBT debate em Curitiba sobre qualidade e diversidade

Redação Lado A 27 de Janeiro, 2010 19h06m

COMPARTILHAR


Aproximadamente 20 participantes compareceram ao primeiro encontro Mídia e LGBT, nesta terça e quarta-feira em Curitiba. A reunião teve a presença de representantes dos principais veículos destinados ao público gay brasileiro, de organizações do movimento homossexual e personalidades como a fundadora da revista G Magazine, Ana Fadigas, e o jornalista Jean Wyllys, vencedor do BBB5. O encontro foi apenas um dentre 10 eventos que discutiram em diferentes espaços, temas diversos que serão apresentados durante a V Conferência da ILGA-LAC, que começa hoje, em Curitiba.


A mesa de abertura do encontro, na tarde desta terça-feira, contou com a presença do secretário de Comunicação da ABGLT Léo Mendes, do jornalista Allan Johan – da Lado A, de Ana Fadigas e do militante Luis Mott do Grupo Gay da Bahia.  Além do pesquisador em comunicação, o jornalista Ferdinando Martins, que organizou o grupo e coordenou as discussões. Em sequencia, Martins apresentou uma pesquisa sobre a história da mídia gay na América e se deu um breve debate sobre perspectivas e impasses do segmento.


Na segunda rodada, Luiz Mott apresentou formas das organizações gays utilizarem os espaços na comunicação e deu dicas preciosas de como se relacionar com a imprensa. Já o militante Osvaldo Braga pontuou sobre a importância para as organizações de uma comunicação assertiva e de qualidade. O tema qualidade jornalística foi discutido no segundo dia, com painéis apresentados pelos jornalistas Ana Fadigas, Hélio Filho – do site Mix Brasil e pelo mestre em jornalismo Gabriel Oliveira (USP). O tema Pauta LGBT na Grande Impresa foi trazido pelo jornalista e escritor Jean Wyllys e pelos pesquisadores Wilton Garcia e Eduarto Peret.


Assuntos como as constantes mudanças da sigla do movimento, de GLS para GLBT, para GLBTT e agora LGBT, foram discutidos durante o evento que ainda deu destaque para a abordagem dos gays em novelas, a valorização da profissão do jornalista, o mercado das revistas gays no Brasil, centralização das notícias no eixo Rio-São Paulo, entre outros.


Na sexta-feira haverá ainda um encontro de confraternização entre as diferentes gerações de profissionais de jornalismo e o lançamento do Guia de Comunicação LGBT, publicação da ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, voltado aos profissionais da Comunicação.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS