Arquivo

Jovem gay militante de Curitiba sofre discriminação em lanchonete

Redação Lado A 12 de Janeiro, 2010 20h47m

COMPARTILHAR


O presidente do Centro Paranaense da Cidadania (CEPAC), Igor Francisco, de 19 anos, estudante de Comunicação Institucional da UTFPR, e mais três amigos estavam na madrugada desta terça feira, dia 12, em uma lanchonete na região central de Curitiba quando foram surpreendidos pela postura agressiva e preconceituosa de funcionários da lanchonete X Bom, ao lado da Rua 24 horas. Por volta das 2h30 desta terça-feira, Igor, um paquera e um casal de amigos terminavam seus lanches antes de irem para casa quanto dois deles, namorados, foram para a frente do estabelecimento fumar, conforme sugere a lei antifumo vigente na capital paranaense.


Igor percebeu que um de seus amigos era empurrado, do lado de fora do estabelecimento por um dos garçons do local, e partiu para seu auxílio. Do lado de fora, os quatro rapazes foram hostilizados pelo garçom, que afirmou que “se não soltassem as mãos, iriam apanhar”. Ciente de que estava em local público, Igor deu a mão a seu companheiro. Ele também foi agredido e precisou se defender do ataque do funcionário. O jovem então chamou a gerente que apoiou a atitude do colega de trabalho e afirmou ainda que ali se tratava de um “local de família”. A funcionária chegou a disser que era “entendida” e que mesmo assim “não admitia pouca vergonha no seu bar”.


Os rapazes então acionaram o advogado do Centro de Referência LGBT, que funciona em espaço integrado com o próprio CEPAC, qual Igor preside, e o Grupo Dignidade. Com instrução para lavrar um boletim de ocorrência, o ativista foi até o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, no bairro do Portão. O jovem ainda precisou assistir o descaso do policial de plantão que tentou fazê-lo não registrar a queixa, afirmando que não seria necessário, já que o jovem não estava machucado. Apesar de não perceber homofobia, Igor teve que ligar novamente para seu advogado e ouvir do policial frases como “estou fazendo porque eu quero, não porque seu advogado pediu”, entre outras que mostram a indisposição do funcionário público para registrar a ocorrência, possivelmente decorrentes de um preconceito contra homossexuais e falta de treinamento.


Igor irá processar o estabelecimento e os autores da agressão por danos morais e lesão corporal. O processo será conduzido pelo próprio Centro de Referência LGBT, que aguarda aos outros rapazes registrarem o ocorrido. A agressão causou revolta em alguns militantes locais que já tentam organizar um beijaço no local. Lembrando que entre os dias 27 e 30 de janeiro, Curitiba recebe aproximadamente 400 militantes gays de todo o continente americano para a Conferência da ILGA-LAC, organização braço da International Gay and Lesbian Association na América Latina.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS