Ódio na rede: mais de 11 mil sites de ódio na internet

Redação Lado A 16 de Março, 2010 18h50m

COMPARTILHAR


Ao usar o termo “gay” com uma reprovação clara da orientação sexual do colega em uma carta, um policial italiano foi condenado nesta segunda-feira, em Roma, pela Suprema Corte a pagar 400 euros de multa. Mas a corte entendeu que chamar alguém de gay não pode ser considerado um insulto, apenas se houver a intenção de ofensa ou reprovação.
O fato ocorreu na cidade de Ancona, no centro-oeste da Itália, quando um policial enviou uma carta ao colega de trabalho acusando-o de roubar documentos para favorecer um familiar em um concurso público, em 2002. Ao se referir a sua sexualidade de forma condenatória, ele cometeu crime, segundo a Corte Suprema, o de injúria que não considerou o uso do termo gay.


O fato já havia sido julgado em primeira instância e agora não há mais como recorrer da sentença. A sentença dividiu ativistas que lembram que a palavra, apesar de expressar uma pessoa alegre, pode ser usada de forma ofensiva, mesmo que não traga outras palavras que expressem o preconceito de forma explícita.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS