Arquivo

Primeiro casamento gay é celebrado em Buenos Aires

Redação Lado A 04 de Março, 2010 00h32m

COMPARTILHAR


A Lei de União Civil da cidade de Buenos Aires, aprovada no final de 2002, foi a primeira da América do Sul a reconhecer casais homossexuais mas não havia uma regulamentação para que gays pudessem se casar nos cartórios e ter o mesmo status marital que um casal heterossexual. Duas decisões históricas mudaram este cenário na Argentina.

Damián Bernath e Jorge Salazar conseguiram se casar hoje, dia 3, em Buenos Aires e a celebração foi reconhecida como o primeiro casamento gay da capital argentina. Depois de superarem um imprevisto que foi a greve no Registro Civil, eles conseguiram que a juíza Elena Liberatori autorizasse a união.

Em 28 de dezembro, foi celebrado o primeiro casamento gay da América Latina entre Freyre e Di Bello, em Ushuaia, extremo sul do país. Mais de 60 casais homossexuais apresentaram recursos judiciais para poderem se casar na Argentina, onde atualmente quatro cidades permitem a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Ainda este ano, o Congresso do país deverá discutir uma lei que formalize o direito de casamento dos homossexuais em todo o país.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS