Arquivo

Supremo Tribunal Militar brasileiro aposenta tenente coronel gay

Redação Lado A 12 de Março, 2010 18h19m

COMPARTILHAR


O colegiado do Superior Tribunal Militar (STM) decidiu nesta quinta-feira, dia 11, por sete votos a três, aposentar o militar gay assumido Osvaldo Brandão Sayd por atentar contra a honra do código militar. O processo administrativo foi aberto pelo Conselho de Justificação conta o tenente coronel por manter relações sexuais com subordinados.


Segundo o Conselho de Justificação, as atitudes de Sayd afeetam diretamente a hierarquia e a disciplina, a honra e o decoro militar. O militar possui ainda uma acusação já prescrita no Rio Grande do Sul por fotografar um menor em situação constrangedora. Apesar do crime já ter prescrito o STM entendeu que ele omitiu a informação ao Exército.


“A opção sexual não há de ser recriminada, mas excessos têm de ser tolhidos para o bem da unidade militar. Não se pode permitir liberalidade a ponto de denegrir o instamento militar”, afirmou o ministro José Américo dos Santos que afirmou ter convivido com homossexuais na Aeronáutica.

Já a ministra revisora, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, que defendeu a permanência do militar, afirmou: “O tenente coronel Sayd ter tido um relacionamento com o soldado Rodrigues em local fora da administração militar me afigura como assunto estritamente pessoal, não repercutindo na caserna. Por tal razão não considero idôneo impor a sua reforma ou declarar a indignidade”, defendendo o tratamento igual e o fim do preconceito na caserna. Ainda cabe recurso da decisão.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS