Arquivo

Nadador australiano campeão olímpico sai do armário

Redação Lado A 20 de Abril, 2010 16h38m

COMPARTILHAR


Daniel Kowalski, 34, nadador australiano quatro vezes medalha de ouro em Olimpíadas a atualmente treinador de natação, assumiu em carta no último sábado para o jornal “Sydney Morning Herald” ser homossexual. Kowalski afirmou que aos poucos foi assumindo para parentes e amigos e que entende porque tão poucos atletas saem do armário. Um misto de pedido de ajuda e desabafo, o atleta dá o exemplo e diz que tudo teria sido mais fácil se ele tivesse exemplos anteriores no esporte para se espelhar.


“Apesar da escuridão, medo e solidão, poder escrever isso me enche de um senso de liberdade, orgulho e alívio. A verdade é uma sensação genuína de que tudo acabará bem. Ok. Eu lutei por muito tempo, achando que ser gay me tornava uma pessoa ruim, mas eu não posso mais lutar contra o que eu sou e o que, de maneira simplesmente, apenas eu”.


“Ser um homem gay com um pé dentro e outro fora do armário é difícil. Os jogos que isso causa na sua mente, e mais importante, no seu coração, são difíceis de serem colocados em palavras mas eu vou tentar. Eu finalmente aceitei a minha sexualidade no final de 2006 após um grande ataque de ansiedade no trabalho. Depois do que foi literalmente anos de tormento, negação e em muitas vezes trevas, eu não poderia mais viver mentindo sobre mim. Você lê com freqüência que quando as pessoas saem do armário elas sentiram depressão e tinham tendências suicidas. Eu, como eles, experimentei todos os extremos, mas a solidão foi a parte mais difícil de ser gay, e ainda é. O número de vezes que eu sentei no sofá ou deitei na cama com os olhos lacrimejando, com medo e apavorado com o futuro foram tantas que é impossível citar”.


“Eu constantemente penso que se eu tivesse pessoas para apoiar, ler sobre, que são atletas de elite e acessíveis, pessoas que tiveram vidas parecidas como atletas, isso talvez tivesse ajudado na situação.Teria sido mais fácil. Mas tendo passado por isso, eu entendo porque tão poucos atletas de elite saíram do armário. Na Austrália, temos o Ian Roberts e mais recentemente o Matthew Mitcham…”

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS