Arquivo

Público está dividido a respeito dos testes rápidos para detecção do HIV em paradas

Redação Lado A 20 de Abril, 2010 18h17m

COMPARTILHAR


Perguntamos aos nossos leitores na semana passada, o que eles acham do Ministério da Saúde oferecer testes rápidos para detecção do vírus HIV em Paradas Gays e festas populares. Os testes rápidos são desenvolvidos no Brasil, com tecnologia estrangeira e são capazes de detectar os anticorpos do HIV em apenas 30 minutos.


O programa brasileiro de DST e AIDS está convidando as organizações que promovem paradas gays pelo país a disponibilizarem os testes nos eventos, não é obrigatória a adesão, e quem quiser faz por livre e espontânea vontade o teste no dia do evento gratuitamente. Saber a sorologia (positivo ou negativo para o HIV) é importante, para evitar que a epidemia se alastre e também para o tratamento, já que o diagnóstico precoce aumenta a expectativa de vida de quem tem o vírus, se ele aderir ao tratamento. O teste utiliza uma gota de sangue e detecta os anticorpos e não é sensível para as infecções em período chamado de janela imunológica, ou seja, ela não dá garantia para os últimos 3 meses, assim como o testes Elisa I e II, normalmente utilizados.


Em nossa pesquisa, 30% acham que fazer o teste é importante e como tem gente que nunca se testou, a iniciativa de levar o teste aos eventos de forma rápida é uma boa saída. Para 20% dos nossos leitores, o teste é uma boa idéia, por ser prático e revelar na hora a sorologia. Já 21% acham que os testes em paradas e festas populares podem quebrar o clima de festa do evento. E 29% acreditam que a rua não é um local apropriado para se realizar o teste de HIV e discutir saúde.


Ou seja, metade dos nossos leitores concorda com a realização do teste, e a outra metade discorda. Se tratando de um assunto tão importante e de esfera pessoal (fazer ou não o teste), a proposta do Ministério da Saúde se mostra válida, uma vez que se metade das pessoas se conscientizarem a respeito da questão já é um bom caminho. Lembrando que a camisinha é a garantia de sexo seguro e que o teste não exclui o seu uso, mesmo entre parceiros fixos. O preservativo continua sendo a sua garantia, com 100% de segurança.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS