Arquivo

Secretário de Estado do Vaticano relaciona pedofilia com homossexualidade, grupos repudiam

Redação Lado A 13 de Abril, 2010 19h02m

COMPARTILHAR


O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, dia 13, no Chile, afirmou que os casos de pedofilia na Igreja tem mais a ver com o homossexualismo do que com o celibato. “Muitos psicólogos e psiquiatras demonstraram que não há ligação entre celibato e pedofilia, mas muitos outros demonstraram, ouvi dizer recentemente, que há uma relação entre homossexualidade e pedofilia”, afirmou Bertone, ao responder uma indagação se o fim do celibato seria uma solução para o fim dos escândalos de pedofilia envolvendo religiosos.

Segundo o secretário do Vaticano, os casos nunca foram encobertos pela Santa Sé, afirmou que o papa Bento XVI em breve anunciará medidas sobre o assunto e ainda afirmou que a pedofilia é uma doença que atinge todos os tipos de pessoas, mas os padres em menor escala. “O comportamento dos padres nesse caso, é negativo, é muito sério, é escandaloso”, afirmou Bertone.

Em Lisboa, a associação Opus Gay acusou o Vaticano de propagar o ódio contra homossexuais, ao afirmar que os abusos cometidos pelos religiosos católicos tiveram como fundo a homossexualidade e não a pedofilia. “É uma pura mistificação para mais uma vez insultar os homossexuais. É uma tentativa de pôr uma cortina de fumo [na questão dos casos de pedofilia na Igreja]”, afirmou António Serzedelo, dirigente da Opus Gay para a agência Lusa.

No Brasil, a ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, entidade que congrega 237 organizações, declarou em nota oficial que repudia a tentativa do religioso de desvirtuar a discussão na Igreja e provocar os homossexuais. “A ABGLT não aceita esta provocação do Vaticano contra as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, que não passa de uma tentativa de desviar a atenção do problema maior que se prolifera dentro do seio da Igreja Católica, o qual  deve – sim – ser explicado e esclarecido para a sociedade em geral;”, afirmou o presidente da ABGLT, Toni Reis, em nota.

No Chile, logo após as declarações do numero dois da hierarquia católica, políticos chilenos afirmaram que o religioso cometeu um equívoco. “Eu não tenho essa opinião, gostaria de conhecer os estudos científicos que ele diz ter. Tenho uma grande estima pelo Cardeal Bertone, mas tenho a sensação que neste caso ele está equivocado. Estudei o tema, não sou psiquiatra, mas advogado. No entanto, já apresentei muitos projetos contra a pedofilia, que agora viraram lei. A pedofilia é um transtorno mental de caráter sexual que afeta tanto homossexuais como heterossexuais”, disse o senador democrata-cristão Patricio Walker. Já o deputado comunista Hugo Gutiérrez afirmou para a agência AFP: “Essa ligação foi desacertada. O celibato causa mais danos a um ser humano que a condição de homossexualidade, opção tomada livremente. Estou constrangido com as palavras deste alto dignatário da Igreja”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS