Arquivo

Grupo Amigos – Nove anos de fundação

Redação Lado A 10 de Maio, 2010 20h46m

COMPARTILHAR


Há alguns anos, em Curitiba, tive o prazer de conhecer a sede de uma ONG (Organização não governamental) sem fins lucrativos, que oferece apoio e integração para as pessoas vivendo com HIV/AIDS, seus familiares e amigos, o GRUPO AMIGOS.

O evento que participei era um churrasco para arrecadação de fundos a essa instituição que foi fundada em 07 de Abril de 2001, numa época em que ainda não existia nenhum grupo semelhante na cidade e sua origem se deu a iniciativa de um grupo de amigos (portadores ou não), que iniciaram o trabalho.

Fiquei sabendo na ocasião que eles mantêm um convênio junto a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, daí que vem  parte da verba de sua administração através de um repasse financeiro, o que não supre todas as suas necessidades, por esse motivo eles também recebem doações diversas e por meio de eventos, bingos, rifas e palestras, dos quais todo recurso é destinado à ONG, como foi o caso desse evento em questão.

Em conversa com seu atual presidente Douglas Miranda, ele me informou que desde a fundação da ONG foram atendidas cerca de 2000 pessoas na sede e em torno de 25 mil através dos trabalhos de prevenção, mas uma das maiores conquistas e incentivo, segundo ele, “ É saber que resgatamos muitas pessoas para a vida novamente, mostrando a elas que é perfeitamente possível viver e conviver com o HIV/AIDS”.

Seu trabalho é muito interessante e todo feito por voluntários, das mais diversas profissões, que realizam o acolhimento dos portadores, ouvem o que eles têm a dizer, oferecem informações sobre o HIV/AIDS, trabalham a questão do preconceito e discriminação e trocam experiências e vivências.

Para quem participa, é oferecido material informativo, apresentação de trabalhos sócio educativos, como palestras em escolas, empresas e na própria ONG, visitas hospitalares e domiciliares,  com objetivo de recuperar a auto-estima das pessoas internadas e a importância da adesão aos medicamentos ARV (antirretrovirais), evitando assim uma reincidência hospitalar.

O grupo também possui orientação jurídica e psicológica de forma gratuita e uma vez ao mês realizam um trabalho em diversas regiões da cidade, em que levam  informações e entregam preservativos a diversas pessoas, desenvolvendo junto a comunidade um trabalho para tentar evitar que outras pessoas se contaminem com o vírus HIV, além de tentar diminuir o preconceito e discriminação.

Suas reuniões acontecem as quartas-feiras, no horário das 19:30 ás 21:00 horas , dia de recepção dos novos amigos e apresentação da proposta do grupo; aos sábados das 19:30 ás 21:00 são os  encontros de convivência, onde é tratado sobre um determinado tema, ou aberto para se ouvir o relato de algum integrante do grupo.

E no penúltimo sábado de cada mês é feita uma palestra sobre um determinado tema e é convidado um especialista para ministrá-la; No último sábado do mês há apresentação do Cine Amigos, além de festas temáticas que acontecem durante o ano. 
 
Vale a pena dar uma passadinha pra ver esse bonito trabalho voluntário.  A sede fica na Rua Capitão João Zaleski, 635, Vila Lindóia, Curitiba.

Para mais informações: ( 41 ) 3346-5651, www.grupoamigos.com.br  ou pelo e-mail: grupoamigosctbapr@hotmail.com  

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS