Arquivo

Gays de todo o país marcham em Brasília no próximo dia 19 de maio

Redação Lado A 12 de Maio, 2010 17h54m

COMPARTILHAR


A capital federal receberá centenas de gays, lésbicas e transgêneros no próximo dia 19, para a 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia e o 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia. O evento em Brasília é orquestrado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT, que junto com as suas mais de 200 organizações LGBT de todo o país e outros movimentos sociais e promete pressionar as três esferas do poder público para as questões relativas aos direitos da comunidade gay.

Reuniões com autoridades dias antes do evento tentarão agilizar as pautas urgentes do movimento que são: reconhecimento legal de uniões homoafetivas, aprovação do PLC 122 que pune a homofobia e a implementação do Plano Nacional LGBT. A marcha ainda defende um estado Laico e a documentação compatível com a realidade das transexuais. A manifestação também marca a comemoração do dia 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, que marca a data em que em 1990 a homossexualidade foi retirada do rol de enfermidades da Organização Mundial da Saúde.

A passeata chamada 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia, terá concentração às 9h, no dia 19, no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília e irá até a frente do Congresso Nacional. A Catedral tem como símbolo a intolerância dos religiosos contra os LGBTs e o Congresso é o local onde há mais de 10 anos estão parados projetos importantes para a cidadania dos homossexuais.

Diversas entidades por todo o país se mobilizarão por via terrestre, disponibilizando ônibus para os interessados a participar. Em Curitiba, o Grupo Dignidade informa que há vagas disponíveis e os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3222-3999.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS