Arquivo

Estudante homofóbico de Direito agride gays em manifestação pela Ética e Cidadania em Curitiba

Redação Lado A 09 de Junho, 2010 14h08m

COMPARTILHAR


Peço desculpas por escrever esta mensagem em primeira pessoa, fugindo às regras de envio de pauta do jornalismo, mas a escrevo com o coração doído de uma situação de extremo preconceito que aconteceu em Curitiba, a cidade onde moro desde que nasci, agora há pouco, nesta noite de terça feira, dia 08/06/2010, e peço que ajude a divulgar este caso, para que possamos identificar o tal sujeito que fez a violência, para que isto não continue.


Manifestantes pediram na noite de hoje, no centro de Curitiba, a destituição do presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Nelson Justus (DEM), por causa de denúncias envolvendo desvio de dinheiro dos cofres da Casa. A concentração foi promovida pelo movimento “O Paraná que Queremos” e organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR).


Fui liberada de minhas aulas da Faculdade de Artes do Paraná, onde curso o segundo ano de bacharelado em interpretação, para participar deste importante movimento político que Curitiba, junto com outras 12 cidades, organizou pela ética e transparência.


Do nada, um dos alunos usando uniforme de agasalho da Faculdade de Direito da UniCuritiba, começa a gritar calorosamente, atacando um grupo de quatro homossexuais que empunhavam durante a manifestação a bandeira rainbow (arco-íria) do movimento LGBT. A bandeira rainbow era somente uma dentre outras tantas de movimentos e partidos que ali estavam lutando por este mundo melhor e mais justo.


Eu estava com minha amiga, perto deste grupo com a bandeira rainbow e comecei a perceber um rapaz exaltado, que aos poucos foi se tornando violento, e sendo segurado pelos seus colegas de curso de Direito. Este grupo de estudantes de Direito estavam formando uma espécie de bateria organizada na manifestação da Boca Maldita. Comecei a perceber que um dos meninos que segurava o standard rainbow, começou a baixar a bandeira que segurava e começou a ficar com expressão de assustado e medo. Foi então que me aproximei e vi a gravidade do fato.


O tal estudante de Direito, fiquei sabendo depois por pessoas que estudam nesta faculdade, é uma espécie de líder do movimento ou centro acadêmico de lá e está nos últimos anos do curso da Faculdade de Direito de Curitiba, estava violentamente ameaçando agredir e tirar a força o grupo de homossexuais. Eu e minha amiga escutamos quando ele falou: “Tirem esta bandeira de viados daqui de trás de nossa manifestação e bateria. Não queremos nossa imagem vinculada a nada de vocês”.


E minutos antes de tudo isto acontecer, estes mesmos estudantes, que chegaram ali na parte da frente do palco, pouco antes da manifestação acabar, por volta das 20:30h, foram tomando conta deste espaço, empunhando seus instrumentos as pessoas à sua volta, dizendo que a bateria queria passar. Sem o mínimo respeito e usando de força e causando “empurra-empurra”.


Eu e minha amiga, vendo o pequeno grupo de quatro homossexuais que tinham faixa etária entre 14 e 20 anos, sendo praticamente achincalhado em praça pública, por este acadêmico de direito. Nos aproximamos, tomamos a frente e começamos a dar força e coragem aos homossexuais que estavam com medo até de serem violentamente agredidos, não deixando que eles saíssem dali daquela maneira e tentando mostrar ao tal estudante de Direito o absurdo de sua atitude de preconceito e homofobia.


O estudante de Direito gritava cada vez mais e tentava partir para a violência física, inclusive sobre eu e minha amiga que nos juntamos ao grupo discriminado. Só não conseguiu porque foi segurado por uma rodinha destes amigos de bateria da mesma faculdade, que o impediram. Mas nada fizeram em defesa da liberdade de manifestação de todos, contra o colega preconceituoso.


No final, o grupo de jovens homossexuais ficou com medo de ir embora, passei meu fone e agradeci pela consciência política deles e por não terem baixado a cabeça e terem vergonha do que eles acreditam. Escrevo com o coração em dor este e-mail, pedindo ajuda ao seu meio de comunicação que me ajude a identificar quem é este estudante, pois somente assim poderemos talvez ensinar um pouco de cidadania e direitos humanos, pois parece que esta matéria não está sendo levada a sério por alguns acadêmicos e futuros “doutores da lei” do nosso país.


Sei que este aluno, e espero não perder as esperanças nisto, é um caso raro e sui generis de preconceito extremo dentro da Faculdade de Direito da UniCuritiba, pois eu mesma, já fui aluna por dois anos da mesma faculdade, quando na mesma só havia o curso de Direito e nos ensinavam a igualdade e respeito ao próximo já no início de nossa vida acadêmica.


Triste episódio acontecido nesta noite do dia 08/06/2010. Peço que se você, que esteve perto do acontecido e sabe quem é este estudante, ou é amigo de bateria do mesmo e não concorda com este fato absurdo e calou-se na hora por “amizade”, que possa estar nos apontando o referido cidadão para que as devidas medidas sejam tomadas ou, no mínimo, um encaminhamento seja feito.


Sem dúvida, o Paraná que queremos, não inclui as atitudes como a deste infeliz estudante.


Obrigada pela ajuda possível e chega de intolerância!!!!

Foto: Guilherme Pupo

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS