Arquivo

3,2 milhões na Paulista na Parada do Orgulho Gay de São Paulo

Redação Lado A 07 de Junho, 2010 22h24m

COMPARTILHAR


Em sua 14ª edição, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo reuniu mais de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, segundo a organização do evento, e encerrou uma semana cheia de atividades para comemorar o orgulho gay na cidade. A Parada foi defendida em uma coletiva antes de abertura pela Prefeitura de São Paulo e outros órgãos públicos por sua importância política e por movimentar mais de 200 milhões de reais em Turismo para o município. Este ano foi marcado, além da presença de celebridades, pelo tom politizado do evento que teve como tema “Vote contra a Homofobia: Defenda a Cidadania”.


Foram 17 grandes trios elétricos que animaram o evento e que receberam grandes cartazes com o tema do evento em preto e branco. A alegria de sempre estava presente mas a tentativa de se elevar o nível das discussões políticas não foi reconhecido pelos candidatos a presidência que não apareceram na manifestação. O tema porém foi um claro recado aos políticos evangélicos que lutam contra a cidadania de gays,  lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.


O anúncio da criação do Dia Nacional de Combate a Homofobia, em decreto assinado pelo presidente Lula na sexta-feira aumentou a esperança dos militantes em que o país reconheça direitos como a união civil e a lei que pune a violência homofóbica.


Com mais de 300 atendimentos médicos e 11 ocorrências de furtos, o evento foi menos caótico do que nos anos anteriores. Em 2009, uma bomba explodiu no meio da multidão após a dispersão e foram registrados ataques a participantes. Desta vez, além de policiamento redobrado, policiais e seguranças bilíngües auxiliavam os turistas. O glamour ficou por conta dos BBBs presentes a festa. Os coloridos Serginho, Dicesar e Morango estavam lá. Assim como os bofes William e Eliezer, também da última edição do Big Brother Brasil, além de globais e apresentadores de outras emissoras.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS