Arquivo

Cientista diz que proibição de doação de sangue de gays não tem argumento

Redação Lado A 08 de Junho, 2010 19h59m

COMPARTILHAR


“Proibir totalmente os homens que fizeram sexo com homens de doar sangue é errado e em nada científico”, afirmou Mark Wainberg, pioneiro no estudo do HIV e descobridor do antiretroviral 3TC, ex-presidente da Sociedade Internacional de Aids, no jornal oficial de medicina do Canadá (CMAJ), onde leciona.


Para o pesquisador, hoje, a perseguição ao sangue de homossexuais não pode ser justificado cientificamente. Desde os anos 80, homossexuais não podem doar sangue em diversas partes do mundo, saldo do tempo em que a epidemia era considerada alta neste grupo, chamado na época de grupo de risco. Hoje, com a popularização do vírus, a proibição não se justifica, afirmou o médico.


Wainberg e seu colega Norbert Gilmore afirmam no estudo que antes a testagem do sangue doado era falha, mas que com as tecnologias atuais o sangue dos homossexuais não representa risco maior do que o de outras populações. Com muitos homossexuais vivem em união estável, a proibição perdeu o sentido. No Brasil, parceiros e pessoas que tiveram sexo nos últimos 12 meses com pessoas do mesmo sexo são excluídas da doação. Para eles, é preciso modernizar a testagem e derrubar o veto, uma vez que ele vai contra real dificuldade de se achar doadores e contra a própria ciência.


Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS