Arquivo

Filme retrata momento histórico que revolucionou os direitos gays

Redação Lado A 18 de Junho, 2010 19h56m

COMPARTILHAR


Muitos hoje desconhecem a realidade gay de décadas passadas. A produção de Kate Davis e David Heilbrone, Stonewall Uprising, retrata o momento histórico em que pela primeira vez os gays decidiram lutar por seus direitos, no final da década de 60, nos Estados Unidos.


O momento é conhecido até como “a batalha de Stonewall”. Em 28 de junho de 1969, o único local em Nova York onde os gays poderiam sentir-se livres era em um bar chamado Stonewall Inn, em Manhattan, no West Village. O local sofria batidas policiais constantemente e seus freqüentadores sempre eram humilhados pelas autoridades.


Na noite em questão, quando a força policial iniciara sua atuação liderada por Seymour Pine, hoje policial aposentado, houve uma grande surpresa dos policiais ao se depararem com a reação dos gays. Seymour ainda se recorda como “uma guerra de verdade”. “De repente, a polícia estava enfrentando algo que nunca havia visto antes. Nunca se supôs que pessoas gays fossem uma ameaça aos policiais. Eles deveriam ser homens fracos, de punhos moles, incapazes de fazer qualquer coisa. E lá estavam eles, erguendo coisas e lutando, atacando e batendo”, declara um manifestante da época para o filme.


O filme traz em seu enredo trechos documentais originais da época em que homossexuais em geral eram completamente ignorados pela sociedade. “Não havia essa de sair do armário ou se assumir […] As pessoas falam sobre ser enrustido ou se assumir hoje; não tinha isso, era só enrustido.”, disse Eric Marcus, autor de Making Gay History: The Half-Century Fight for Lesbian & Gay Equal Rights.


Outro momento marcante de Stonewall Uprising, é um trecho retirado de um programa sensacionalista da CBS Reports, de 1966: “O homossexual médio, se isso existe, é promíscuo. Ele não está interessado num relacionamento duradouro como o casamento heterossexual, nem tem capacidade para isso.” Na época, ser homossexual era considerado uma doença mental.


A produção, contudo, retrata os três dias de levante que, consequentemente, deram início à luta pela causa gay. “Esse foi o momento Rosa Parks, quando os gays se levantaram e disseram não […] E depois que isso aconteceu, toda a estrutura do sistema de opressão aos gays começou a ruir”, lembra Lucian Truscott IV, jornalista atuante na época.

O documentário Stonewall Uprising estreou nesta quarta-feira, dia 16, nos EUA.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS