Arquivo

Leitores da Lado A discordam de pesquisa do Ministério da Saúde que afirma que 10,5% dos HSH tem HIV

Redação Lado A 28 de Junho, 2010 23h25m

COMPARTILHAR

TAGS


Na sexta-feira, 18 de junho, o Ministério da Saúde divulgou durante o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS dados sobre uma nova pesquisa com a população de homens que fazem sexo com homens (HSH). O estudo, conduzido por quase um ano em 10 cidades brasileiras entrevistou mais de 3500 HSH e traçou um perfil detalhado sobre esta comunidade. Além de contatarem que os HSH são mais escolarizados, possuem maior renda, acessam mais o SUS e sabem mais sobre a transmissão do HIV, a pesquisa indicou também uma projeção alarmante: a de que 10,5% dos HSH brasileiros estão infectados com o vírus da AIDS.


A Lado A, mesmo sem ter acesso à pesquisa ou sem obter respostas doMinistério da Saúde, que chegou a questionar o teor das nossas matérias, repassou a pergunta aos seus leitores. “Você concorda o resultado da pesquisa do Ministério da Saúde que afirma que 10,5% dos gays e Homens que fazem sexo com Homens tem o vírus HIV?”, foi a enquete da semana passada.


30% acreditam que a pesquisa chegou a um valor próximo a realidade, ou seja, acreditam que um a cada 10 HSH possuem o HIV. Já 21% discordam do resultado e vão além, acham que há mais de um HSH com o vírus da AIDS a cada 10. Porém, 49% dos nossos leitores concordam com a nossa contestação e acreditam que o número apresentado está muito alto e que há menos de 1 HSH a cada 10 com HIV.


A pesquisa excluiu as travestis. Em conversa com a responsável pela pesquisa, a médica e pesquisadora Ligia Kerr, da Universidade do Ceará, recebemos a informação que a pesquisa considerou apenas 3% da população com sendo de homens que fazem sexo com homens, já que o objetivo era descobrir o comportamento, atitudes e práticas dos homens que fizeram sexo com homens nos últimos 12 meses.


A enquete desta semana quer saber qual a porcentagem da população que os nossos leitores acreditam que seja de homens que fazem sexo com outros homens. Vota lá.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS