Arquivo

Pesquisa polêmica considerou HSH e gays apenas 3% da população

Redação Lado A 23 de Junho, 2010 22h54m

COMPARTILHAR


A pesquisa ainda não publicada do Ministério da Saúde, que concluiu entre diversos pontos que 10,5% (um a cada 10 homens que fazem sexo com homens – HSH) dos homossexuais possuem o vírus HIV teve como base que apenas 3% da população praticaram o sexo homossexual nos últimos 12 meses. A categoria chamada de HSH inclui gays, bissexuais, e todo homem que fez sexo com outro homem, e não inclui as travestis. A pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas (PCAP) dos HSH brasileiros, realizado pelo método RDS, onde cada candidato indica os próximos entrevistados, desenvolvido por um pesquisador americano para localizar e analizar populações difíceis de serem acessadas, concluiu ainda que os homossexuais brasileiros tem mais estudos que a média da população, maior renda, sabem mais sobre prevenção, usam mais os serviços públicos de saúde, se testam mais para o HIV e  possuem vida sexual mais ativa, principalmente com encontros casuais, o que ajuda a explicar a concentração da epidemia.

Da Angola, onde coordena uma pesquisa similar a brasileira, a médica pesquisadora Dra. Ligia Keer, responsável pelo estudo, falou com a Lado A, por email, e deu algumas explicações sobre o trabalho que coordenou por 12 meses e entrevistou mais de 3600 homens que fizeram sexo homossexual no último ano em 10 cidades brasileiras. Para a médica, os resultados são próximos da realidade: “O que posso lhe dizer é que acredito nos resultados, e que eles devem ser utilizados não para discriminar, mas para reduzir os riscos aumentados entre esta população”, afirmou ao saber que boa parte da comunidade tem medo de que os dados sejam usados para aumentar o preconceito contra os gays.


Sobre os valores usados como referência para quantificar a comunidade gay e de homens que fazem sexo com homens, Ligia afirmou que levantamentos apontam que 3% da população fez sexo homossexual no último ano. “A PCAP encontrou 3%, em média, de homens relatando sexo com outro homem nos últimos 12 meses. Na literatura mundial, 10% na vida e cerca de 3% no último ano. O que encontramos é que 10% da população homossexuais das 10 cidades investigadas estão infectados. E mesmo entre pessoas de alto nível sócio-econômico, como em Belo Horizonte que só trabalhou com HSH de classes A e B”, revelou a profissional que é pós doutora em Infectologia pela Harvard Medical School e pela Universidade de San Francisco.


Considerando a porcentagem de HSH utilizada na pesquisa, dos 190 milhões de brasileiros, 5,7 milhões de homens teriam feito sexo com outros homens no último ano e, entre estes, 570 mil teriam o HIV. Segundo dados epidemiológicos do Ministério da Saúde, 167 mil HSH no Brasil já foram identificados como soropositivos ou 30% do total do que estima a pesquisa. Ou seja, mais de 400 mil HSH estariam infectados e não tem conhecimento que possuem o vírus.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS