Arquivo

Saúde espanhola divulga que 10% dos gays do país possuem HIV

Redação Lado A 23 de Junho, 2010 20h24m

COMPARTILHAR


Uma semana após o Ministério da Saúde brasileiro declarar que 1 em cada 10 homens que fazem sexo com homens possuírem o vírus da AIDS, foi a vez da Espanha fazer o mesmo alerta.

O Ministério da Saúde espanhol divulgou nesta quarta-feira, 23, que 10% dos homens que fazem sexo com outros homens que vivem na Espanha são portadores do vírus HIV, sendo que 20% destes vivem com o vírus da Aids e não sabem. De acordo com José Martinez Olmos, secretário geral da Saúde, dados epidemiológicos mostram que esses números continuam aumentando.

A partir destes dados, o Ministério da Saúde e a Política Social lançaram uma campanha destinada aos homoafetivos com o objetivo de conscientizá-los para a importância de tomar precauções ao ter relações sexuais para evitar contaminações, como a do HIV.
Intitulada de “Coloque uma medalha”, a campanha traz uma série de mensagens de saúde que estarão disponíveis em vários formatos como cartazes, folhetos, web sites e redes sociais como o You Tube e o Facebook.

A campanha, além de alertar para os riscos epidemiológicos, promoverá o uso correto de lubrificantes e preservativos como um componente essencial da prevenção do vírus em relações sexuais e incentiva os homens que possuem práticas homossexuais de fazer o teste da anti-hiv pelo menos uma vez ao ano.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS