Arquivo

Igreja Católica organiza manifestação contra casamento gay na Argentina e pune padre a favor da lei

Redação Lado A 13 de Julho, 2010 20h52m

COMPARTILHAR


A Argentina tem vivido um grande impasse social nos últimos dias. O projeto de lei que visa permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem colocado em pé de guerra governo e a Igreja Católica. Tanto que, nesta terça-feira, dia 13 de julho, a influente igreja reuniu seus fiéis e alunos de colégios particulares católicos em um marcha em frente ao Senado para protestar contra a aprovação da lei.


Em contrapartida, membros do próprio governo da presidente Cristina Kirchner, a qual apóia abertamente a causa, sugeriram à população que erguessem instrumentos de percussão em pontos estratégicos da capital argentina, Buenos Aires, em favor da lei proposta. Pois, nesta quarta-feira, dia 14 de julho, serão definitivamente votados no Senado dois projetos, um que garante aos gays de fato o casamento civil e outro para a união civil. Esta que, por sua vez, não permite adoção, direito à herança e outros benefícios aos parceiros, diferentemente do casamento.


No entanto, ainda que a Igreja Católica, como instituição, repudie o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o padre José Nicolás Alessio se posicionou a favor, contrariando os dogmas defendidos pela instituição religiosa. Como forma de punição, o padre foi suspenso e proibido de celebrar qualquer ato religioso até segunda ordem. Ainda desafiando a Igreja, Alessio garantiu que celebrará, sim, a missa que lhe está marcada e garantiu que só não a fará caso seja preso. Pois, para ele, “tenho compromissos assumidos com a minha comunidade. Creio mais no Evangelho do que nestes códigos canônicos, portanto este fim de semana vou celebrar missa, salvo se me prenderem”, declarou o religioso à agência de notícias AFP.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS