Arquivo

Portugal esclarece sobre lei de casamento gay a respeito de adoção e casamentos no estrangeiro

Redação Lado A 20 de Julho, 2010 22h01m

COMPARTILHAR


Após a lei que permite casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, em vigor desde o dia 31 de maio de 2010, o país esclarece algumas dúvidas que surgiram no decorrer do tempo. Pouco mais de um mês depois do primeiro casamento gay reconhecido pelo país, o Instituto de Registros e Notariado (IRN) emitiu um o comunicado o qual esclarece que pessoas do mesmo sexo, sendo portugueses ou um cônjuge estrangeiro poderão se casar em solo português ou em outro país qualquer ainda que o país em questão não permita o casamento. Indiferentemente se o país não aprova o casamento, Portugal aceitará o matrimônio.

No entanto, em comunidade, a IRN ressaltou que adoções por casais homossexuais continuam não sendo aceitas pela lei portuguesa. O comunicado ainda trás em seu texto que crianças adotadas por casais homoafetivos, para as leis de Portugal, não serão reconhecidas como tais. De modo que em casos de recorrer a herança, as pessoas adotadas não terão benefícios como filhos legítimos ou adotados por casais heterossexuais.

Paulo Corte-Real, da associação LGBT portuguesa, destacou a solução adotada pelo Instituto de Registros e Notariado quanto ao casamento “vários casais binacionais nos tinham procurado devido a essa limitação”, declarou ao portal português Jornal de Notícias. Corte-Real ainda criticou o não reconhecimento da adoção realizada em países estrangeiros “porque acima de tudo não se trata só de discriminar os pais, mas limitar os direitos dessas crianças”, disse ao portal.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS