Arquivo

Revista italiana publica reportagem polêmica de padres gays em flagrante

Redação Lado A 29 de Julho, 2010 21h26m

COMPARTILHAR


A revista italiana Panorama, de propriedade do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, publicou na última sexta-feira, em matéria de capa, uma longa reportagem a qual mostra a relação homossexual de padres católicos. Com o titulo “as noites selvagens de padres gays”, o repórter responsável freqüentou por quase um mês as baladas gays de Roma com uma câmera escondia e flagrou em diversos momentos sacerdotes se envolvendo com outros homens.


A publicação gerou a revolta do Vaticano que acusou, em nota oficial, a revista de Berlusconi de pretender provocar escândalo e desacreditar a Igreja Católica. Ainda em comunicado, a diocese italiana afirmou que “ninguém os obriga a continuar sendo padres e a aproveitar apenas as vantagens de sê-lo. Em nome da coerência, deveriam confessar o que fazem. Não queremos causar danos a eles, mas não podemos permitir que sua conduta desonre todos os demais”.


“Os fatos contados provocaram dor e surpresa na comunidade eclesiástica de Roma, que conhece bem seus sacerdotes. Eles conduzem uma vida feliz e coerente com a vocação de testemunhar o Evangelho e o modelo de moral para todos”, declarou a diocese em nota à imprensa.


Outro ponto que irritou o alto clero católico foram as frases proferidas pelos sacerdotes homossexuais durante a reportagem “secreta”, como que “a Igreja pesca os próprios filhos no ambiente homossexual”, teria dito um dos padres. A resposta da igreja veio direta, “a finalidade do artigo é evidente: criar escândalo, difamar todos os sacerdotes com base na declaração de um dos entrevistados, segundo a qual 98% dos sacerdotes que ele conhece são homossexuais, e desacreditar a Igreja”.


Para completar, a Igreja supostamente defendeu seu clérigo romano em detrimento dos outros sacerdotes que vão à Roma para estudar em universidades católicas, a fim de sugerir indiretamente que se existem padres que mantém “vida dupla”, estes não são romanos. “Em Roma vivem muitas centenas de padres provenientes de todo o mundo para estudar, mas que não são do clero romano nem estão empenhados na pastoral”, finalizou.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS