Arquivo

Artista plástico faz exposição com próprio esperma

Redação Lado A 26 de Agosto, 2010 20h38m

COMPARTILHAR


O artista plástico Antonio Pinheiro apresenta sua exposição “Para Meninos”, no Rio de Janeiro, com material diferenciado. Utilizando de suas próprias secreções, como sangue e esperma, Pinheiro criou oito obras contendo ursos de pelúcia para enfatizar seu conceito adotado, a “última inocência, o linear da infância”.


Como uma linha autobiográfica, Pinheiro, homossexual assumido, destina seu talento artístico a criar obras destinadas ao público LGBT. “Como sou homossexual, fazendo uma obra autobiográfica, tudo acaba sendo voltado ao público gay”, afirmou em entrevista concedida por telefone à revista Lado A, diretamente do Rio de Janeiro.


O lançamento da exposição foi marcado pela performance de um modelo inteiramente nu. Apenas com o rosto tampado, envolto em uma máscara de “coelhinho”, costumadamente criada por crianças em pré-escola, a intenção é reafirmar o conceito do conjunto da obra. O artista afirma ainda que a performance do nu será repetida no encerramento da exposição, no dia 15 de setembro.


Com criações de “esperma sobre vidro”, Antonio utiliza as silhuetas de bichos de pelúcia para caracterizar suas produções. Como representante da Arte Contemporânea, seu repertório apresenta diferentes propostas de rupturas do conceito artístico proposto na Arte Moderna. Isento da preocupação com tonalidade, material e formas pré-estabelecidas, Pinheiro exprime de si as expressões mais presentes em seu corpo resultantes de suas emoções.


Antonio Pinheiro, maranhense, nascido em São Luis, foi para o Rio de Janeiro com apenas 1 ano de idade, local o qual adotou como lar. O artista é formado em artes plásticas e estudou na cidade de Estocolmo, na Suécia. Regressando ao Brasil, há mais de 9 anos, dedicou, desde então sua vida à arte.


No ano de 2000, Pinheiro apresentou outra exposição na qual as obras levavam a mesma síntese desta. Com animais de pelúcia e seu sangue, o artista buscou, e ainda busca, expressar seu “eu interior” de forma intensa, impondo suas próprias secreções vitais em nas produções. Deixando, assim, literalmente seu DNA em cada criação feita por ele. O valor das obras varia de R$700 a R$2500.


A exposição “Para Meninos”, acontece no “Espaço Imaginário”, no Lapa Café, no Rio de Janeiro, de 23 de agosto a 15 de setembro. Mais informações no telefone (21) 3971-6812.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS