Arquivo

Exposição mostra sexo gay há 27 mil anos

Redação Lado A 11 de Agosto, 2010 19h10m

COMPARTILHAR


A Mostra “Sexo na Pedra”, que estréia em setembro na sede da Fundação Atapuerca, em Ibeas de Juarros, ao norte da Espanha traz registros sexuais da Era Paleolítica. Desenhos rupestres mostram sexo com animais, sexo a três, voyerismo, masturbação, sexo oral, uso de consolos e relações homossexuais, que estima-se que tenham mais de 27 mil anos.


As inscrições foram retiradas do maior sítio arqueológico do mundo, o de Atapuerca, na Espanha, e formam uma curiosa coleção que mostra que o sexo era importante na Pré História. Muitas das imagens mostram mulheres em posições eróticas e se excitando mutuamente. Uma gravura retirada da caverna francesa de La Marche, por exemplo, mostra desenhos de dois homens fazendo sexo anal e é estimada em 12 mil anos de idade.


“Quase não existem estudos e os congressos não tratam do tema. Entretanto, os primeiros Homo Sapiens que chegaram na Europa eram anatômica e cerebralmente igual a nós” explica o coordenador de cavernas pré-históricas de Cantabria, na Espanha, Marcos García Díez, que afirma que por preconceito dos arqueólogos, nunca se havia estudado as imagens homoeróticas deixadas pelos habitantes da região no passado.


“Se nos vincularmos a etnografia, e olharmos para os grupos primitivos atuais, a homossexualidade existe. No Paleolítico existia também, mas não se era estudada por uma questão de mentalidade porque ficamos fixos com a idéia de família na cabeça. Creio que dentro de 10 ou 15 anos se falará disso com naturalidade” completou Diez.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS