Arquivo

Governo do Chile estuda proposta para legalizar o casamento gay

Redação Lado A 04 de Agosto, 2010 20h41m

COMPARTILHAR


Na última terça-feira, 3 de agosto, três senadores chilenos apresentaram um projeto de lei que visa permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. A iniciativa de Fulvio Rossi, Guido Girardi e Alejandro Navarro, como já era de se esperar, criou um desconforto no Senado com os opositores do projeto.


O atual governo, do presidente Sebatián Piñera, já havia feito a proposta de regulamentar a união civil de casais homoafetivos, o que não chegou a ser finalizado. Pois, para o governo de direito, a medida não é bem vista, ou menos ainda, aceita pela massa conservadora do Chile.


A proposta dos senadores é modificar o artigo 102 do Código Civil chileno que estabelece um casamento apenas entre homem e mulher, deixando-o apto para reconhecer casamentos entre pessoas do mesmo sexo, assim como aconteceu na Argentina há alguns dias.


Em entrevista a jornalistas na porta do Senado, Fúlvio Rossi declarou: “”Estamos animados em começar um caminho, o mesmo caminho iniciado quando terminamos com a diferença entre filhos naturais e filhos legítimos, de modo que hoje o que estamos fazendo é aprofundar a democracia”, como divulgou o jornal O Globo.


Contudo, a iniciativa já tem causado cerca polêmica no país que, assim como o Brasil e Argentina, que grande influência da Igreja Católica. Ainda que o partido de oposição seja maioria no Chile, partido o qual surgiu a proposta, nem todos os membros são a favor da medida. Pois, segundo o deputado Osvalvdo Andrade, o país ainda não está preparado para essas questões.


Embora com determinada resistência, Rossi não recua. “Estamos fazendo com que no Chile os direitos humanos que são fundamentais, como o direito a contrair matrimônio, não tenham a ver com condições externas, como a condição sexual”, declarou aos jornalistas da agência de notícias AFP.


Na foto: Fúlvio Rossi, o “deputado galã”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS