Arquivo

Juiz julga ilegal proibição ao casamento gay na Califórnia

Redação Lado A 11 de Agosto, 2010 18h58m

COMPARTILHAR


No último dia 4 de agosto, a Corte Federal de São Francisco considerou a proibição do matrimônio homossexual na Califórnia inconstitucional. A lei que bane o casamento gay foi instituída em 2008, após consulta pública. O juiz Vaughn Walker julgou a alteração na Constituição do estado para definir o casamento como uma união entre um homem e uma mulher incompatível com a Carta Magna do país.


“A Proposição 8 é um peso inconstitucional sobre o direito fundamental ao casamento e cria uma classificação irracional sobre a base da orientação sexual,” manifestou o juiz que respondeu a um pedido feito por casais homossexuais à Justiça.


Em 2008, 52,2% dos eleitores do estado apoiaram a Preposição 8, como ficou conhecida, a lei que proibiu o casamento gay na Califórnia. 20 mil casais homossexuais se uniram oficialmente na Califórnia durante os meses que o casamento gay foi liberado no Estado.


A nova decisão teve apoio do governador Arnold Schwarzenegger que anteriormente vetou por duas vezes leis que beneficiavam os casais gays mas que agora pediu a  retirada da proibição aprovada pela Preposição 8, aprovada por ele, em 2008.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS