Arquivo

México pode se tornar o segundo país da America Latina a aprovar o casamento gay

Redação Lado A 09 de Agosto, 2010 18h11m

COMPARTILHAR


O Supremo Tribunal de Justiça do México confirmou nesta quinta-feira, 5 de agosto, a permissão do casamento entre pessoas do mesmo sexo na capital federal, Cidade do México. A constitucionalidade para o casamento gay veio ao país contrariando uma demanda do governo federal que era contra o ato para os homoafetivos.


Os casamentos gays no país asteca já vinham sendo realizados desde 2009, no entanto, somente agora os magistrados validaram os matrimônios ao considerarem constitucionais as reformas do Código Civil do Distrito Federal da Cidade do México. Em apenas cinco meses de permissão mais de 300 casamentos foram realizados na cidade.


O STJ mexicano ainda irá fazer um pronunciamento nesta segunda-feria, dia 9 de agosto, a respeito da legalidade da adoção de crianças por casais homossexuais. No mesmo dia, o Supremo determinará se estende a permissão das leis que beneficiam os gays aos outros estados do país.


Com as medidas, o México pode se tornar o segundo país da América Latina a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, atrás apenas da Argentina que há menos de dois meses reformou seu Código Civil trocando as palavras “homem” e “mulher” por cônjuges e contraentes, nos textos que se referiam ao casamento.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS