Arquivo

Sudão condena 19 homens a 30 chibatadas por se travestirem em festa particular

Redação Lado A 05 de Agosto, 2010 20h21m

COMPARTILHAR


A Justiça de Sudão, país islâmico na África, condenou nesta quarta-feira, 4 de agosto, 19 homens à pena de 30 chibatadas por terem se vestido de mulher em uma festa fechada. Segundo jornais locais, a festa se tratava de uma comemoração a um casamento entre pessoas do mesmo sexo, extremamente proibido no país.


Durante a festa, policiais invadiram o local e, segundo declarações dos oficiais, encontraram os 19 homens com roupas e maquiagem de mulher, dançando de forma feminina. Imediatamente os jovens foram presos e rapidamente julgados. A condenação foi logo na sequência da decisão do juiz, que determinou 30 chibatas a cada rapaz em praça pública, assistidas por cerca de 200 pessoas.


Os acusados não tiveram advogados e nem direito de se defenderam no julgamento. Segundo um advogado local, que preferiu manter sua identidade em sigilo por temer retaliação no país, afirmou que os profissionais do direito não tem coragem para assumir casos como esses. Em entrevista, o jurista afirmou que “essas pessoas não tiveram a chance de Justiça” e ressaltou que “a opinião pública e a mídia pré-julgaram eles e os advogados estavam com muito medo de vir e defendê-los”, como publicou o site da Folha de S. Paulo.


A lei do Sudão proíbe a homossexualidade e os jovens foram julgados e condenados por violar os códigos de moralidade do país. Questão de conflito em 2005, época em que o Sudão criou um acordo de paz entre a capital Cartum e rebeldes cristãos da região Sul e botava fim a uma guerra civil que durou mais de vinte anos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS