Arquivo

Governo Federal promove encontro nacional de garotos de programa

Redação Lado A 01 de Setembro, 2010 22h16m

COMPARTILHAR


O Governo Federal promoveu na última sexta-feira, dia 27 de agosto, o primeiro encontro nacional de garotos de programa. Sob o título de Entrasex, Encontro de Prevenção com Trabalhadores do Sexo Masculino, a reunião com os rapazes foi uma iniciativa do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde que busca orientar os profissionais do sexo em relação às técnicas de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.


Reunindo rapazes das cinco regiões do Brasil, essa foi a primeira vez que o Governo teve uma iniciativa de reunir representantes desta comunidade. Com a intenção de mapear as reais necessidades existentes entre esse público, o encontro fez uma pesquisa qualitativa com todos os participantes para traçar um perfil desses profissionais.


“Temos grandes desafios para a prevenção, que deve ser trabalhada sob a ótica dos direitos humanos. Direito à saúde é um direito humano. É difícil estabelecer políticas públicas, sem ouvir o público a que se destina”, disse Eduardo Barbosa, diretor adjunto do departamento.


O questionário aplicado nos rapazes presentes registrou que, dentre os 19 participantes do encontro, 12 se declararam como bissexuais, 3 homossexuais e 3 heterossexuais. Perguntados sobre onde mantém o primeiro contato com o cliente, a maioria dos garotos (12) afirmou que era pela internet, seguido de sauna (8), bares (5), e ruas (4).


Perguntados sobre o uso de preservativos, a maioria adquire as camisinhas do serviço público de saúde e ONGs. A pesquisa também revelou que os participantes demonstram preocupação em relação às DSTs, de modo que todos afirmaram terem feito teste de HIV pelo menos uma vez. A maioria dos rapazes tem entre 20 e 24 anos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS