Arquivo

Indonésia: extremistas islâmicos ameaçam colocar fogo em festival de cinema gay

Redação Lado A 29 de Setembro, 2010 16h47m

COMPARTILHAR


O festival de cinema Q! (Queer, bicha em português), de Jacarta, na Indonésia, termina no próximo sábado e teve momentos de tensão após os organizadores receberem ameaças por parte de extremistas islâmicos. Nesta terça-feira, uma manifestação hostil ocorreu do lado de fora do um dos prédios que abrigam o evento, que é organizado desde 2003 e abrange várias cidades do conjunto de ilhas e adjacências. Na Indonésia, a população é majoritariamente islâmica e gays sofrem muito preconceito por lá.


O festival reúne uma programação variada de curtas e longas metragens sobre a diversidade sexual, inclusive um programa chamado Mix Brasil, com uma compilação de curtas do festival brasileiro. Há ainda eventos paralelos de literatura gay, mesas de discussões e shows musicais.

Segundo o jornal The Guardian, os manifestantes xingaram os participantes, exaltaram as leis islâmicas e a punição que a religião reserva aos gays. Eles ameaçaram queimar o espaço do festival, caso as projeções não parassem. Apesar da ameaça, os organizadores pretendem continuar com o festival mas algumas alterações na programação e na segurança já foram realizadas. O evento é organizado pela ONG Q-Munity e tem forte apoio da iniciativa privada do país.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS