Arquivo

Polícia chinesa prende mais de 200 gays em ponto de encontro de Pequim

Redação Lado A 28 de Setembro, 2010 21h04m

COMPARTILHAR


No último domingo, 10 viaturas policiais cercaram um grupo de mais de 200 homossexuais que estavam no parque Mudanyuan, na região Leste de Pequim. A região arborizada é ponto de encontro de homossexuais, sobretudo universitários. A presença da polícia especial e o enorme contingente de policiais assustou os presentes. Um grande grupo foi levado até a delegacia e precisou passar por exames toxicológicos e só foram liberados após serem fichados e apresentares suas identidades.


Para o porta-voz do Birô de Segurança Pública de Pequim, Zi Xiangdong, o que se realizou foi uma operação de rotina, anualmente feita antes do Dia Nacional na China, comemorado em 1º de outubro.


Apesar da declaração oficial de que se tratava de uma operação policial padrão, os participantes e grupos do Ocidente questionam a abordagem e a razão da detenção dos homossexuais. Até 2001 homossexuais eram considerados doentes mentais no país e gays ainda enfrentam censura, preconceito e perseguição na China.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS