Arquivo

Corte Europeia de Direitos Humanos multa Rússia por proibições a paradas gay em Moscou

Redação Lado A 21 de Outubro, 2010 13h37m

COMPARTILHAR


A Corte Europeia de Direitos Humanos (foto) – baseada em Strasburgo, França – divulgou nesta quinta-feira, dia 21, que multou a Rússia pelas seqüentes proibições às paradas gay de Moscou entre 2008 e 2010. O tribunal ordenou o pagamento de 29.510 euros à Nikolai Alexeyev, que nos últimos três anos tentou organizar a parada gay da cidade e não recebeu as autorizações necessárias pela prefeitura da capital. Alexeyev apresentou três reclamações contra seu país na entidade.


O ativista gay russo comemorou a decisão: “Isso é um duro golpe para a homofobia na Rússia”, disse Alexeyev em comunicado. Apesar do país alegar que a manifestação causaria aumento da violência, a corte entendeu que é obrigação dos governantes garantir que manifestações populares tenham seu direito de expressão salvaguardados. A corte considerou a proibição como violação dos direitos de associação e que a Rússia cometeu discriminação baseada em orientação sexual. O país é recoridsta de reclamações na Corte Europeia de Direitos Humanos, principalmente por reclamações da população da Georgia.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS