Arquivo

Primeiro bispo gay episcopal assumido da história se aposentará em 2013

Redação Lado A 17 de Novembro, 2010 17h09m

COMPARTILHAR


O bispo americano Gene Robinson, primeiro bispo assumidamente gay da história da Igreja Episcopal, braço americano da Igreja Anglicana da Inglaterra, responsável pela Diocese Episcopal de New Hampshire, nos EUA, anunciou em nota que deverá se aposentar em 2013, aos 65 anos. Em 2003, ele se tornou o primeiro bispo homossexual de sua igreja e passou por momentos de perseguição desde então. Sua nomeação criou uma racha na igreja episcopal. A Igreja Anglicana posteriormente ainda nomeou outros homossexuais e votou pela aprovação e pelo fim de uma moratória sobre a participação de “pessoas com estilo de vida desafiantes” no corpo da igreja.


“O fato é que os últimos sete anos tiveram um alto preço para mim, para minha família e para vocês”, escreveu Robinson no website da diocese. “Ameaças de morte, e agora a controvérsia mundial por vocês terem me eleito bispo têm sido uma constante tensão, não apenas para mim, mas para meu amado marido, Mark, que fielmente continuou comigo a cada minuto dos últimos sete anos”, afirmou o religioso que chegou a usar coletes à prova de balas por baixo de suas vestes. Robinson foi responsável ainda pelo discurso de posse do presidente Barack Obama.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS