Arquivo

Gay negro é eleito para conselho de Varsóvia, na Polônia

Redação Lado A 01 de Dezembro, 2010 19h04m

COMPARTILHAR


Krystian Legierski, ativista gay e dono de boate em Varsóvia, capital da Polônia, foi eleito pelo bairro Mokotow, em eleição realizada no último dia 21 de novembro, como representante do conselho da cidade, espécie de Câmara dos Vereadores. Membro do partido Os Verde, Legierski se elegeu pelos social-democratas por uma questão de número de vagas. Além de gay, Legierski é negro, o que chamou a atenção em uma sociedade de maioria branca e preconceituosa.


“Na Polônia, há tão poucos negros que ninguém jamais fez pesquisa sobre quantos são. Mas, sem um movimento de emancipação negra, e sem um forte organização das minorias sexuais, depois de apenas 20 anos de democracia, temos conseguido coisas que outros locais levaram gerações. A Polónia mostrou ao mundo a sua face tolerante e não discriminatória”, comemorou o conselheiro eleito em uma entrevista. Ele entra para a história como o primeiro gay e negro eleito no país para um cargo público.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS