Arquivo

Grupos gays estão contrariados com FIFA por Copa em países homofóbicos

Redação Lado A 03 de Dezembro, 2010 15h31m

COMPARTILHAR


Grupos gays começam a manifestar preocupação depois do anúncio das copas do mundo de futebol para 2018 na Rússia e 2022 no Catar. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Federação Internacional de Futebol, FIFA, na Suíça. No Catar, a homossexualidade é considerada crime e pode levar à cadeia. Já na Rússia, apesar de se considerar um país democrático, a Parada Gay de Moscou foi proibida todos os últimos quatro anos.


O anúncio também gerou especulações de um suposto esquema de compra de votos para a eleição. Grupos gays contestam e mostram que estão preocupados com a escolha, em razão dos países não serem exemplos em Direitos Humanos, não apenas para os gays mas também para a liberdade de imprensa, mulheres e possuem alto índice de pobreza. 


“Apesar de o aparente comprometimento com os valores humanitários e a promoção global da solidariedade por meio do futebol, a FIFA está enviando uma mensagem clara e em bom tom de que os direitos humanos da comunidade LGBT não fazem parte de sua agenda”, afirmou o grupo de futebol inglês The Justin Campaign. Há ainda aqueles que querem pedir que a FIFA peça ao Catar para descriminalizar a homossexualidade no país antes dos jogos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS