Arquivo

História das lésbicas de Blumenau será alvo de pesquisa científica

Redação Lado A 20 de Dezembro, 2010 16h06m

COMPARTILHAR


O projeto de resgate histórico “Outras Vozes: Análise das Narrativas de Relações Homoafetivas Femininas em Blumenau”, aprovado em edital pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), quer resgatar o amor entre mulheres na tradicional cidade catarinense de imigrantes alemães. O estudo será coordenado pelos professores Celso Kraemer (Departamento de Ciências Sociais e Filosofia) e Carla Fernanda da Silva (Departamento de História), ambos da Universidade de Blumenau (FURB), e foi aprovado no edital do Ministério da Educação para Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos.


Com resgate de depoimentos e em fontes escritas, inclusive em diários e cartas, o projeto quer traçar um perfil das vivências homossexuais femininas na cidade. “A pesquisa objetiva, também, analisar o modo como as mulheres homossexuais assumem seus relacionamentos e, a partir daí, se expõem e são percebidas como corpos sexualizados, corpos com desejos, corpos transgressores”, revela a pesquisadora Carla. O projeto propõe dar voz e visibilidade às mulheres homossexuais, por meio de suas narrativas de vida, o que possibilitará uma discussão local sobre a diversidade sexual, tanto no processo de pesquisa, quanto nos debates que serão propostos.


Todos os dados serão incorporados ao CEMOP, Centro de Memória Oral e Pesquisa da FURB, e virarão fonte para outras pesquisas. “Pretende-se realizar, ainda, apresentações da pesquisa e seus resultados na Universidade em parceria com o grupo LGBT Liberdade de Blumenau e em eventos científicos regionais e nacionais”, informou a professora no site oficial da instituição.


As interessadas em contribuir com entrevistas e participar do projeto, favor entrar em contato através do email:escritadesi@gmail.com.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS