Arquivo

Campanha causa polêmica nos EUA por pegar pesado contra o HIV

Redação Lado A 28 de Janeiro, 2011 16h12m

COMPARTILHAR


Uma campanha tem deixado os militantes gays e pessoas que lutam contra a epidemia do HIV nos Estados Unidos em pé de guerra contra a cidade de Nova York. Na contramão do consenso de que é preciso respeitar os soropositivos e passar mensagens otimistas, e que elevem a auto estima de todos na prevenção do HIV, o Departamento de Saúde da cidade de Nova York fez uma campanha chocante.


Ela não usa mortos ou pessoas não saudáveis, mas alerta para uma verdade que é omitida das principais campanhas para o uso da camisinha: que o HIV leva a morte, mesmo com os remédios. A campanha intitulada “Nunca é só o HIV” destaca as doenças oportunistas que acompanham quem tem o vírus. Com uma locução de trailer de filme de suspense e cenário escuro, a campanha destaca homens de todas as idades e raças, e deixa claro: não brinque com a sua saúde.


A narração diz: “Quando você pega o HIV, não é apenas o HIV. Você desenvolve um alto risco de pegar dúzias de doenças, mesmo que tome remédios. Como a osteoporose, uma doença que dissolve os seus ossos. Ou demência, uma condição que causa uma perda de memória permanente. Ou 28x mais chances de ter um câncer anal. Nunca é apenas o HIV. Fique livre do HIV. Sempre use camisinha”, enquanto mostra pessoas comuns. O vídeo é claramente voltado aos homens, sobretudo aos homossexuais, ao falar em câncer anal e mostra casais gays no leito de morte. A campanha foi lançada no último dia 1° de dezembro, Dia Mundial de Combate na Luta contra a Aids.


Assista e opine:




Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS