Arquivo

Estudo da UNIFESP indica que causa da homofobia pode ter origem no medo e no preconceito

Redação Lado A 18 de Janeiro, 2011 19h25m

COMPARTILHAR


O Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) conclui um estudo que aponta que a homofobia é baseada no medo e na vergonha, indicando que a reação negativa contra homossexuais seria um comportamento mais de preconceito e de defesa do que de ódio.


O estudo coordenado pela pesquisadora Cristina Lasaitis como dissertação de mestrado analisou as emoções envolvidas no tabu da homossexualidade e comparou as diferenças entre grupos de voluntários com diferentes níveis de preconceito: homo e bissexuais, heterossexuais sem preconceito e heterossexuais que se declararam preconceituosos.  Os resultados sugerem que, diante de um grupo com orientação sexual diferente, as pessoas tendem a ficar mais acuadas ou receosas.


Foram analisadas as respostas de 39 voluntários, sendo 9 homens heterossexuais, 9 gays ou bissexuais, 10 mulheres heterossexuais e 11 lésbicas ou bissexuais recrutados após estabelecer o nível de de preconceito que apresentavam.


Após uma apresentação de 40 imagens de diversos tipos, como de casais hétero e homossexuais em cenas eróticas e fotos sem cunho sexual, como de animais e paisagens, foi avaliada a reação de cada participante. As sessões foram realizadas individualmente e após ver as fotos o voluntário relatava o que sentia e indicava as reações em uma escala que media os níveis de prazer, alerta e dominância. Mudanças fisiológicas como suor das mãos, temperatura e movimento dos músculos faciais eram as medidas para se estabelecer o nível da reação empregada.


A pesquisa apontou que os homens heterossexuais se sentiram incomodados ao verem especificamente imagens de casais gays. Em contrapartida, as mulheres heterossexuais mostraram desagrado moderado frente a imagens de casais homossexuais, independentemente se fossem de gays ou de lésbicas. Já os voluntários homo e bissexuais apresentaram níveis de prazer altos e semelhantes para imagens dos três tipos de casais.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS