Arquivo

Fundador de time de futebol gay recebe comenda da Rainha da Inglaterra

Redação Lado A 03 de Janeiro, 2011 20h02m

COMPARTILHAR


Aslie Pitter, 50 anos, fundador do time Stonewall, uma das primeiras equipes de futebol gay da Grã-Bretanha, será condecorado pela rainha Elisabeth II com o título de Membro da Ordem do Império Britânico. O atleta foi reconhecido por se destacar na luta contra a homofobia há 20 anos.


O time de Pitter disputa o campeonato de amador da região de Londres e seu nome é uma homenagem ao bar em Nova York onde em 1969 houve a revolta gay que marcou a luta pelos direitos dos homossexuais nos EUA. Em entrevista à BBC, Pitter afirmou que apesar das dificuldades, foram poucos os preconceitos diretos enfrentados pelo grupo. “Como sou negro e gay, achei que encontraria muita resistência. No nosso primeiro jogo, dividimos um balneário coletivo com outros sete clubes e foi muito tenso. Mas realmente nunca foi um problema”, contou.


A lista dos agraciados com a homenagem foi divulgada no último dia do ano, como manda a tradição. Além de Pitter, um policial que evitou um plano de seqüestro da princesa Anne em 1974, entre artistas e servidores, além de uma socialite que fundou um fundo de caridade, estão entre os condecorados.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS