Arquivo

Veja como serão as comemorações do Dia Nacional da Visibilidade Trans neste sábado

Redação Lado A 28 de Janeiro, 2011 15h53m

COMPARTILHAR


Nos últimos vinte anos, quase mil transexuais e travestis foram mortas no Brasil. Uma a cada 10 dias. Curitiba teve quatro assassinatos no período de pouco mais de um mês. A última vítima foi morta a pedradas na madrugada desta segunda-feira. Jesus não apareceu para dizer que apenas o que não tivesse pecado que atirassem a primeira pedra. E foram várias. E são várias as pedras que são atiradas contra as travestis e transexuais durante toda as suas vidas. Dentro e fora da comunidade gay.

Dia 29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans! Mas há algo para se comemorar este ano. O destaque da transexual Ariadna no Big Brother, a inclusão do nome social em documentos escolares e universitários, o reconhecimento do direito a uma identidade feminina nos registros oficiais. As transexuais conseguiram que a operação de mudança de sexo entrasse para o Sistema Único de Saúde. Obviamente, há preocupações e muitos problemas ainda, mas há de se comemorar. Segundo o Grupo Gay da Bahia, estima-se que devam existir no Brasil por volta de 50 mil travestis e duas mil transexuais, 90% vivendo como profissionais do sexo.


Entre as famosas brasileras há um verdadeiro time de celebridades: Rogéria, Roberta Close, Telma Lipp, Claudia Wonder e também uma das top models mais celebradas do último ano, Lea T. Leo Kret e Katia Tapety fazem bonito na política. A primeira como vereadora de Salvador, e a segunda como vereadora e vice-prefeita da cidade de Colônia no Piauí. São vencedoras. São mulheres trans que lutam pelo seu espaço em uma sociedade que insiste em jogá-las para a margem.


A data é comemorada neste dia pois em 29 de janeiro de 2004, 27 ativistas trans participaram no Congresso Nacional do lançamento da primeira campanha contra a transfobia no país. A campanha nacional “Travesti e Respeito” marcou história junto com a fundação da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Rio de Janeiro (ASTRA), naquela mesma data. Este ano elas comemoram o lançamento da segunda campanha, também usando a imagem de travestis militantes de todo o país. A campanha “Olhe, olhe de novo e veja além do preconceito” será lançada neste sábado, simultaneamente em 22 capitais do país e em alguns centros urbanos do inteiror.


Confira onde será lançada a campanha no Sul:


PARANÁ
Curitiba – Transgrupo Marcela Prado

Visibilidade, prevenção e manifesto contra violência as PESSOAS TRANS, com uma tenda expositora no centro da cidade com cartazes, momentos de manifestação com textos, palavras de ordem em pedido de segurança para todas(os) e dramatização cenográfica…

RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre – Igualdade RS – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul

Intervenção junto ao público, com montagem de tenda no Parque da Redenção, exposição dos banners e distribuição de materiais da campanha “Sou Travesti, tenho direito de ser quem eu sou” e do folder “Tenho Direito” (em anexo), bem como de esclarecimentos à população sobre o combate à Transfobia, homofobia e prevenção de DST/AIDS.


Lançamento da campanha “Sou travesti e tenho Direito de ser quem eu sou” neste sábado, na Feira de Artesanato da rua José Bonifácio, em Porto Alegre, entre as 14h e 17h.


SANTA CATARINA
Florianópolis – ADEH Nostro Mundo 

Campanha de lançamento com o tema “Olhe, Olhe novamente e veja além do preconceito”. Auditório da Secretaria Municipal de Saúde na Avenida Henrique Fontes, 6100 – Trindade às 10h desta sexta.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS