Arquivo

Novo Ministro da Saúde promete rever proibição de doação de sangue aos gays

Redação Lado A 07 de Fevereiro, 2011 16h53m

COMPARTILHAR


Em entrevista coletiva neste sábado em Teresina, Piauí, o ministro da saúde Alexandre Padilha prometeu aos militantes do grupo LGBT Matizes, presentes no encontro, a rever a portaria nº 153 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 2004, que nega a quem fez sexo com parceiros do mesmo sexo nos últimos 12 meses a possibilidade de ser considerado apto a ser doador de sangue.


Em visita ao município para falar do enfrentamento à dengue, o ministro do governo Dilma prometeu estudar a proibição e afirmou que o conceito de grupo de risco não existe mais. “Vou abrir uma discussão técnica sobre isso. Saber o porquê da regra hoje, qual seria a adequação em função da atualidade, e inclusive, do comportamento da epidemia de doenças que podem ser transmitidas com o sangue”, afirmou o ministro.


A medida foi adotada nos anos 80 e é um resquício do pensamento de que há grupos de risco na epidemia. Hoje, o conceito foi substituído por “comportamento de risco” ou “vulnerabilidade”, que são pessoas que não usam o preservativo nas relações sexuais ou possuem estilo de vida que acrescentam riscos de infecção pelo vírus HIV.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS