Arquivo

Jogador de futebol sueco gato sai do armário e diz que está pronto para enfrentar preconceito

Redação Lado A 29 de Março, 2011 21h57m

COMPARTILHAR


Anton Hysen, 20 anos, é filho e irmão de jogadores de futebol famosos na Suécia e nem por isso escolheu se trancar no armário. Hysen já havia virado notícia quando participou de uma parada gay em 2007, aos 16 anos. Filho de pai famoso, a notícia correu o país mas o assunto não virou polêmica, mas agora ele cresceu e é um jogador de futebol e gay assumido, como revelou na última edição da revista gay sueca Offside. O jogador atualmente atua como ponta esquerda do time Utsiktens, da quarta divisão do futebol sueco.


“Eu sempre soube, mas nunca pensei sobre o assunto, quando era mais novo. Sou caseiro, saia com garotas, mas passei a pensar quando percebi que queria algo sério”, contou o rapaz que conta com o apoio da família, que tem ainda um irmão, Tobyas Hysen, que joga na seleção do país. “Eu sou um jogador de futebol. E gay. Se eu jogo futebol, você não deve se preocupar se eu gosto de meninos ou de meninas”, diz o jogador na entrevista. Ele sabe que o mundo do futebol é preconceituoso mas diz que não se preocupa com isso: “Eu sei que tudo será diferente depois desta entrevista. Existe gente que não consegue conviver com homossexuais, assim como existem racistas que não conseguem aceitar estrangeiros. Talvez um clube se interesse por mim mas o treinador mude de ideia depois que descobrir que sou gay. Mas não me importo. Agora todos sabem e acho que será incrível. Podem me chamar do que quiser, isso apenas me dará mais motivação”.
 
Ele disse ainda que não se incomoda com piadas e até ri delas. Seu colega de time Sonny Karlsson brinca: “Somos uma equipe internacional. Temos colegas bósnios, alemães e albaneses. E ainda temos um homossexual, já viram?”. Mas as brincadeiras ficam pesadas, principalmente com os adversários. Em um jogo recente, um jogador do time ouviu: “Tem certeza que é só amigo do Hysen?”. O jogador disse que já ouviu muita coisa como “como bicha de merda” mas afirma que tem uma atitude simples: “Eu tenho a bola e vocês não. Eu estou no gramado e vocês não. E se vocês não gostam, pouco me importa”. O jogador disse ao jornal The Guardian que sair do armário foi positivo. “Quem estiver em dúvida de sair do armário, deve falar comigo”, brinca.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS