Arquivo

Holanda comemora 10 anos do primeiro casamento gay no mundo

Redação Lado A 01 de Abril, 2011 20h41m

COMPARTILHAR


Em primeiro de abril de 2011, o prefeito Job Cohen oficializou a união de quatro casais homossexuais, marcando a história. A Holanda passava a ser a única nação do mundo a reconhecer com amplos direitos os casais de gays e lésbicas. 10 anos depois, o atual prefeito de Amsterdã, Eberhart van der Laan, foi o juiz de paz da união toda especial para marcar os 10 anos do primeiro matrimônio entre pessoas do mesmo sexo do mundo.

Além do casamento de Jan van Breda e Thijs Timmermans, o prefeito ainda casou um casal de lésbicas mas que não permitiram o acesso da imprensa. “Na qualidade de funcionário da cidade de Amsterdã, eu vos declaro unidos pelos laços do matrimônio”, disse o prefeito. A homenagem à data histórica recebeu ainda uma exposição de fotos na sede da prefeitura, onde foram realizadas as cerimônias.

Segundo o Instituto Central de Estatísticas holandês (COC), 15 mil casais homossexuais se casaram no país desde 2001. Atualmente, nove países reconhecem o casamento gay: Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia e Argentina.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS