Arquivo

Casal gay de Curitiba registra união estável em cartório depois de negativas

Redação Lado A 10 de Maio, 2011 17h28m

COMPARTILHAR


Após a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira, Toni Reis, 46 anos, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros) e o britânico David Harrad, 53 anos, finalmente oficializaram a união de 21 anos de convivência. A união foi assinada em um cartório de Curitiba, nesta segunda-feira, depois que o casal tentar na sexta-feira realizar a união em outros quatro cartórios da região e terem o pedido recusado. O ex- presidente Lula ligou para os dois para parabenizar a união.


Em seguida, Toni e David foram a Vara da Infância e Adolescência reiterar um pedido de adoção, já feito em 2005. Desta vez, com o documento de união estável, fizeram mais uma vez o pedido no nome dos dois. Por falta de regulamentação da união do casal, o Ministério Público do Paraná contestou por duas vezes a adoção em conjunta dos dois. Em um dos despachos, a Juíza da Vara e Infância de Curitiba chegou a limitar o direito dos dois de adotarem apenas uma criança maior de 14 anos e do sexo feminino.
 
Com a decisão da semana passada do STF, casais gays são reconhecidos pela primeira vez como instituição familiar, tendo os mesmos direitos dos casais heterossexuais em união estável como adoção, pensão e herança.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS