Arquivo

Conheça a polícia gay de Berlim que luta contra a homofobia

Redação Lado A 28 de Maio, 2011 16h29m

COMPARTILHAR


Desde 1995, funciona na capital da Alemanha uma curiosa divisão gay da polícia, a Vespol, especializada em crimes contra a comunidade gay. Mais interessante ainda, todos os policiais lá alocados são homossexuais e a fachada da corporação tem uma bandeira do arco-íris. A idéia deu tão certo que oito estados do país possuem uma unidade similar.


A delegacia de Berlim é uma prova de como a cidade pensa diferente do regime nazista no passado. Em 2001, Klaus Wowereit, se declarou gay e venceu as eleições para prefeito da cidade. Em razão da falta de atenção dos policiais, a delegacia especial foi montada para atender as demandas da comunidade gay de Berlim. Quando se percebeu que não haviam gays na delegacia, foi montada uma força tarefa para preencher as 20 vagas com policiais homossexuais e 16 anos depois há a estimativa de mil gays assumidos na polícia de Berlim. Além da ronda e atendimento a toda a comunidade, os policiais da Vespol fazem um trabalho preventivo contra a homofobia nas ruas e atendem as chamadas e investigações de casos de homofobia.


A maior dificuldade da delegacia está no registro das queixas, muitos ainda preferem não denunciar as agressões que sofrem. “Os homossexuais quando procuravam a polícia eram discriminados e não eram levados a sério. Criava-se uma distorção nos registros oficiais: não se registrava e, portanto, não havia a vítima. Logo, não havia o crime. O resultado é que não existiam recursos para combater um crime que, formalmente, não acontece”, explicou o policial Marcus Hentschel para a repórter de Veja, que trouxe esta semana matéria sobre a delegacia, fazendo um paralelo com o pensamento retrógrado de militares brasileiros como o deputado Jair Bolsonaro.


Leia a  matéria de Veja aqui:
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/na-alemanha-divisao-gay-da-policia-composta-por-homossexuais-ajuda-a-combater-os-crimes-homofobicos

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS