Arquivo

Gays podem ter o dobro de chance de desenvolverem câncer ou são mais resistentes

Redação Lado A 10 de Maio, 2011 17h49m

COMPARTILHAR


Homens homossexuais tem o dobro de risco de ter câncer do que heterossexuais, sugeriu pesquisa encomendada pelo Departamento de Saúde da Califórnia, divulgada nesta segunda-feira na revista Câncer. A pesquisa foi feita entre os anos de 2001 e 2011 e perguntou a mais 120 mil pessoas que foram entrevistadas se elas já haviam tido algum tipo de câncer. No total da pesquisa, 1.493 homens e 918 mulheres se definiram como homossexuais. 1.116 mulheres afirmaram ser bissexuais. 3.690 homens e 7.252 mulheres responderam que tiveram algum tipo de câncer diagnosticado.

Após cruzarem os dados, os pesquisadores verificaram que os homens gays tiveram, proporcionalmente, o dobro de reclamações de incidência de câncer e verificaram que a aparição dos cânceres foi aproximadamente uma década mais cedo do que a média de idade dos heterossexuais. Porém, a  coordenadora do estudo, Ulrike Boehmer, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, afirmou que o resultado não é conclusivo e seria necessária uma nova pesquisa para concluir que “homens gays têm um risco maior de ter cancro”. Para a pesquisadora, o estudo não pode afirmar se homens homossexuais realmente têm mais tumores ou se têm uma taxa de sobrevivência maior.


Há porém uma especulação de que os gays sobrevivam mais aos casos de câncer, ou tenham mais diagnósticos, em razão a incidência de câncer na região anal, causados pelo vírus HPV, de risco menor, ou por cânceres relacionados com a infecção pelo vírus HIV.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS