Arquivo

Lady Gaga coloca Maria Madalena no lugar de Jesus no clipe da música Judas

Redação Lado A 07 de Maio, 2011 20h05m

COMPARTILHAR


Lady Gaga se transforma em Maria Madalena em seu novo clipe que mistura o último dia de vida de Jesus, referências visuais aos motoqueiros e Egito, e que prega seu amor pelo famigerado traidor bíblico, Judas. A letra faz um paralelo com os bad boys, que enganam as mulheres e mesmo assim elas ainda os amam. Seus olhos viram com maquiagem os olhos de Hórus, aquele que tudo vê, símbolo Maçom.


O clipe é diferente, de qualidade técnica inquestionável mas de produção e de gosto duvidoso. Alguns figurinos usados são muito ruins. Gaga diz: “No sentido mais bíblico. Estou além do arrependimento, Prostituta, vagabunda, vadia, vomitam na cabeça dela. Mas no sentido cultural, Estou falando sobre um tempo futuro, Judas me beije se ficou ofendido. Ou use uma camisinha de ouvido da próxima vez”. A música foi criticada por grupos ligados a Igreja Católica, que consideraram o lançamento pouco antes da semana santa cristã como uma provocação e oportunismo.

Em uma das cenas, Gaga enfrenta um mar revolto, que é uma analogia às dificuldades, ao poder da natureza, às críticas, tanto as que ela enfrentou quanto as que a personagem que interpreta teve historicamente. A Maria Madalena de Gaga é mulher de Jesus, forte, que ameaça Judas com uma arma, de onde sai um batom. Ela marca sua boca, que fica parecida com o Coringa, vilão de Batman. Gaga lava os pés de Jesus e de Judas – indicando que ela era a dona da casa. A mensagem que talvez não fique clara mas que pode ser entendida na final, é que quem morre no clipe não é Jesus, mas Maria Madalena, que seria a verdadeira líder do grupo. Uau!

Se há duvidas, na primeira cena Gaga aparece com uma coroa dourada maior, enquanto Jesus aparece com uma coroa de espinhos, também em cor de ouro. Além disso, Gaga quem sempre está usando um cruxifixo e o sagrado coração, dando a entender que ela quem carrega a Santíssima Trindade. O álbum Born this Way terá seu lançamento mundial no dia 28 de maio.

Assista o clipe de Judas:






 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS