Arquivo

Mais de 5 mil gays e um lindo arco-íris colorem Brasília na II Marcha Nacional LGBT

Redação Lado A 18 de Maio, 2011 20h18m

COMPARTILHAR


Nesta quarta-feira, depois do VIII Seminário LGBT no Congresso Nacional, realizado na quarta, mais de 5 mil militantes e simpatizantes da causa LGBT marcharam em Brasília em agradecimento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que regulamentou a união gay e pedindo ao Congresso Nacional que aprove o projeto de lei 122, que criminaliza a homofobia. A Esplanada dos Ministérios foi tomada por faixas e bandeiras do arco-íris, levadas por pessoas que vieram de caravanas de todas as regiões do país. No final do dia, um lindo arco-íris se formou em cima do Congresso, um prelúdio para a esperança dos LGBTs que pedem que o parlamento aprove o PLC 122, dando um basta no preconceito.


A marcha foi iniciada de manhã, em frente a Catedral Metropolitana de Brasília. Um grupo de mães de homossexuais seguia em frente ao protesto. Uma resposta silenciosa ao deputado que afirma que pais de homossexuais não se orgulham de seus filhos. Depois, os manifestantes estenderam as mãos e abraçaram o prédio do STF em agradecimento a decisão do dia 5 de maio. O evento também comemorou o diz 17 de maio, Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, que marca a retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial da Saúde, com a publicação da CID 10 em 1990.

Ao pararem em frente ao congresso nacional, diversos militantes tomaram a palavra. A bandeira do arco-íris foi colocada sobre o gramado e o carro de som anunciava os pedidos da comunidade gay. Com o coro “Fora homofobia, homofobia fora, fora homofobia já chegou a sua hora”, os manifestantes pediam o fim da discriminação e a aprovação do projeto que criminaliza a homofobia, tornado crime qualquer insulto, discriminação ou violência motivada por orientação sexual. O PL 122 altera a lei do racismo, incluindo, além da discriminação por orientação sexual, a discriminação por gênero, e ainda o preconceito contra idosos e deficientes.

Foto: Antonio Cruz / ABr

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS