Arquivo

Pesquisa do O Globo na Câmara aponta aceitação de união de gay e criminalização da homofobia

Redação Lado A 16 de Maio, 2011 18h34m

COMPARTILHAR


O jornal O Globo publicou neste domingo uma pesquisa 320 dos 513 deputados federais em Brasília sobre os direitos dos homossexuais. Apesar de informal, o trabalho dos jornalista foi comemorado pois mostra uma clara mudança de pensamento da maioria dos parlamentares em relação aos direitos gays, principalmente depois do reconhecimento da união estável homoafetiva pelo Supremo Tribunal Federal no último dia 05. Os votos foram registrados em cédula, por telefone e e-mail.


Segundo a pesquisa, 228 dos 320 deputados são a favor da união estável entre pessoas do mesmo sexo, 86 foram contra e 30 não responderam. Sobre adoção, porém, o apoio foi menor, com 145 votos contra e 154 a favor. Já o PLC 122, que quer criminalizar a homofobia entre outros tipos de preconceito, seria praticamente aprovado em seu novo texto, se a tendência se repetisse entre os deputados não consultados. 217 são  favoráveis a criminalização da homofobia.


Sobre o casamento gay, porém, um tabu se mostra presente. 175, pouco mais da metade dos deputados consultados, rejeitam o casamento gay, enquanto 115 votariam a favor dos plenos direitos entre casais homo e héteros.


O jornal também perguntou a líderes dos movimento pró e contra os direitos LGBT sobre o resultado da enquete. Para o deputado João Campos (PSDB-GO), da bancada evangélica, “O resultado da pesquisa não retrata o Congresso, retrata apenas um momento. Se não tivéssemos a decisão do Supremo, certamente o resultado seria outro”. Já a senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora do PLC 122 e autora do primeiro projeto sobre união civil entre pessoas do mesmo sexo, há 16 anos, o resultado reforça a sua intuição. “Você não têm ideia de como essa pesquisa é importante. Ela mostra com números o que eu já vinha dizendo de forma intuitiva”, disse a senadora.


Leia a matéria completa do O Globo:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/14/camara-aceita-uniao-de-gays-mas-se-divide-sobre-adocao-de-criancas-924465676.asp

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS