Arquivo

Assembleia de Nova Iorque aprova casamento gay, Senado decide sexta

Redação Lado A 16 de Junho, 2011 20h05m

COMPARTILHAR


Na noite desta quarta feira, a Câmara Estadual do Estado de Nova Iorque aprovou por 80 votos a favor e 63 contra a Marriage Equality Act (Lei de Igualdade de Matrimônio) apresentada pelo governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo. A decisão agora só precisa passar pelo Senado, quando for a votação nesta sexta-feira.


A Câmara, de maioria democrata, aprovou a lei sem problemas. O maior desafio esperado é passar pelo Senado local, que possui maioria republicana (conservadores). Em Dezembro de 2009, o Senado rejeitou uma proposta semelhante, mas a mentalidade dos norte americanos vem mudando rapidamente com a pressão de grupos pró direitos gays com apoio da classe artística, políticos e empresários.


A Lei de Igualdade de Matrimônio permite a todos os casais unirem-se legalmente em Nova Iorque, excluindo o texto atual que impõe a restrição de casais formados por homem e mulher. Se aprovada, o novo texto reconhece as uniões entre pessoas do mesmo sexo e estende a estes os mesmos direitos concedidos a casais heterossexuais.

Atualmente cinco dos 50 estados norteamericanos reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo: Massachusetts, Connecticut, Iowa, Vermont e New Hampshire, além do Distrito Federal (District of Columbia) e da ilha indígena de Coquille.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS