Arquivo

Com apoio de Obama, NY aprova o casamento gay

Redação Lado A 27 de Junho, 2011 23h23m

COMPARTILHAR


Já era quase meia noite de sexta quando o Senado de Nova York aprovou por 33 votos a favor, e 29 contra, o casamento gay. Em 30 dias, homens e mulheres homossexuais do Estado de Nova York poderão se unir em matrimônio, com os mesmos direitos concedidos aos casais heterossexuais.


A Lei de Igualdade Matrimonial (Marriage Equality Act) foi apresentada pelo governador Andrew Cuomo e havia sido aprovada na Câmara no dia 14 de junho. O estado se une a Iowa, New Hampshire, Massachusetts, Connecticut e Vermont, e ao Distrito de Columbia (Washington DC) na permissão do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Outros estados como Havaí, Califórnia, Nevada, Oregon, Washington e Nova Jersey, já reconhecem a união civil, mas sem casamento.


Na semana passada, o presidente Obama participou de um evento de arrecadação de fundos para os apoiadores da lei que iguala as uniões homos e héteros no Estado de Nova York. Em seu discurso no evento, Obama falou de uma carta de um adolescente de 17 anos que disse que tinha medo de se assumir homossexual para a família. “Tenho certeza de que conseguiremos a igualdade que ele merece”, disse o presidente, que não vem fazendo campanha aberta ao casamento gay por conta das eleições mas que não deixa de apoiar a comunidade gay.


Após a vitória, gays da cidade de Nova York se encontraram no bairro de Greenwich Village, onde comemoraram nas ruas a aprovação histórica.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS