Arquivo

Croácia: Parada gay em cidade do interior acaba com 10 feridos e mais de 100 presos

Redação Lado A 13 de Junho, 2011 19h13m

COMPARTILHAR


A parada gay da segunda maior cidade da Croácia, Split, ao sul do mar Adriático, terminou neste sábado em violência. Pouco mais de 200 participantes comemoravam o mês do orgulho gay pelas ruas da cidade quando moradores reagiram com xingamentos, jogaram objetos e passaram a agredir os manifestantes que pediam por um ambiente mais tolerante. Mais de dez pessoas acabaram feridas e a polícia prendeu 137 pessoas, incluindo 25 menores de idade, que atacaram os participantes do evento.


Na capital do país, Zagreb, a parada é conhecida por reunir mais policiais do que participantes, mas nenhum incidente como esse foi registrado. Em Split, mesmo com o apoio policial, a multidão conseguiu furar o cordão de isolamento. Uma multidão cercou o evento e a polícia teve que conduzir os manifestantes para fora do cerco montado pela população contrária a manifestação. Quatro jornalistas teriam sido feridos durante a confusão.


O país entrará para a União Européia em 2013 e a realização das Paradas é uma forma de mostrar que o país está se esforçando em promover os mesmos ideais do bloco.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS